terça-feira, 6 de outubro de 2009

>>THIS IS A STORY OF BOY MEETS GIRL, BUT YOU SHOULD KNOW UP FRONT THIS IS NOT A LOVE STORY<<



Depois de quase dois meses vendo todos os meus amigos estrangeiros no twitter comentando sobre (500) days of Summer e como ele é perfeito descobri que ele ia passar no Festival do Rio com a presença do diretor Marc Webb.
Fui logo na estréia e em meio a coisas perdidas, números de telefones trocados, identidades confundidas e amigos achados...eu consegui entrar na sessão exatamente na hora que começou o filme...
Deitei no chão com a cabeça encostada na parede ao lado da porta do Odeon pela falta de capacidade de ficar em pé ou tentar procurar um lugar para sentar...Logo o filme prende meus olhos, meus ouvidos e todos os meus sentidos de uma forma como nunca antes havia conseguido e mergulho naquela história e por 95 minutos me perco no cute Tom e na bitch Summer...
Esse filme acaba com todos os clichês de comédia romântica, o que já é mostrado na primeira cena, uma tela preta aonde se lê:

The following is a work of fiction. Any resemblance to persons living or dead is purely coincidental.
Especially you Jenny Beckman.
Bitch.

E daí em diante a história vai evoluindo sendo contada por Tom...E entre uma trilha sonora bem indie que vai de The Smiths a Feist e tomadas super criativas com divisões de cena entre EXPECTATIVAS e REALIDADE o seu riso é garantido e seu envolvimento com os personagens também...Em (500) days of Summer cada um tira a sua história, pois é um filme que dependendo de seu backgraound você pode ver de formas diferentes (não é um filme pronto como as fórmulas mágicas das comédias românticas) e o que mais prova isso é que o esteriótipo de "dude" "machão" dos homens é quebrado, porque quem faz esse papel é a Summer e o Tom é aquela mulherzinha que acredita em almas gêmeas, etc e tal...Então, também não deixa de ser a "vingança" das mulheres.
Isso aliás pode ser exemplificado pelo seguinte diálogo do filme:

Tom: What happens when you fall in love?
Summer: You believe in that?
Tom: It's love, it's not Santa Claus.

Por falar em cada um tira sua história, na primeira vez que eu vi a platéia inteira rindo, eu MUITO mais obviamente, já na segunda no final uma mulher sozinha desembestou a chorar de soluçar (muita pena dela) #tenso. Coitada, deve ter acontecido isso com ela na vida real...

Tanta coisa para falar desse filme...que nem tem espaço...ou melhor, ninguém vai ler se eu escrever muito...lol...
Só mais uma coisa sobre a divisão entre EXPECTATIVASxREALIDADE, eu faço isso...MUITO...quase sempre...super me identifiquei. Prontofalei.

Agora vou deixar vocês com uma frase do Tom:

People don't realize this, but loneliness is underrated.

SO TRUE!!!

E uma do yearbook da Summer: "...color my life with chaos of trouble..."

Bem, acho que dá para ver a diferença entre eles, né???

Mas, logo no início o narrador tenta nos avisar assim como o título desse post também o faz.


PS: Podia passar uma eternidade falando desse filme aqui, mas não vou...Só quero dizer aos meus amigos de LA: Oh yeah, you güwres were right about it...Thanks!!!

PPS: Vou deixar o link de videoclipe que o Marc Webb fez para uma música da banda da Zooey (Summer) - She&Him - Why don´t you let me stay here? com ela e o Joseph...Muito engraçado:

http://www.youtube.com/watch?v=17KUOQOlt8E

4 comentários:

  1. Só por essa frase do início do filme, eu vou ter que assistir. Além do que, você me deixou curiosa. |: Uma comédia romântica original e sem as fórmulas fixas que compõem os outros filmes do gênero não dá em árvores, dik.

    E mano, os diálogos e/ou falas que você citou acima são realmente épicos. Eu concordo plenamente com o "loneliness is underrated". Actually, I couldn't possibly agree more.

    Mimimi, bateu uma súbita vontade de assisti-lo agora. Howdo/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deve ser bom mesmo. se emocionou escrevendo ksapoksaposa! outra coisa: você realmente viu esse filme 5 vezes. decorou todas as falas. aloka! quando estreiar eu vejo, prometo! AMO A ZOEY! Só não se revolta com o computadorzinho da uerj okay amiguinha? saksaposakposak

    ResponderExcluir
  3. ok, não vou ficar... Já até tirei ele do meu post, Tati!!!
    BAZINGA!!!

    ResponderExcluir
  4. Baixei a soundtrack ao acaso e achei genial, tenho que ver esse filme...

    ResponderExcluir